SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO.

Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento.
PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS APROVADO, COMO OBREIRO QUE NÃO TEM DE QUE SE ENVERGONHAR, QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE.

TRANSLATOR

Translate

domingo, 7 de julho de 2013

MATEUS cap. 6 final

 

Jejum

V. 16- Jejum. A verdadeira função do jejum é indicar contrição profunda e a devoção temporária de todas as energias à oração e à comunhão espiritual; e, não jejuar para mera exibição.

V.17- unge a cabeça. Isto simboliza o regozijo (Sl 23:5; 45:7; 104:15; Is 61:3), mas era também parte da rotina diária, exceto quando havia jejum (Dn 10:3). O não ungir-se poderia ser uma tentativa de alguém se mostrar mais piedoso do que outros.

Riquezas

Nesta seção é tratada a atitude que se deve tomar em relação ao uso de bens materiais.

Vs. 19-24 – Riqueza. Um erro comum do farisaísmo e judaísmo era geralmente a ênfase indevida sobre a riqueza material como evidência da aprovação de Deus. Jesus explicou que os tesouros sobre a terra são efêmeros, podendo ser perdidos por causa dos ladrões.

Os crentes devem antes juntar tesouros no céu concentrando-se na justiça de Deus.

V. 19- Ferrugem. Refere-se não só á corrosão comum, mas também ao mofo ou bolor que faz apodrecer a madeira e coisas semelhantes. Todas as coisas materiais estão sujeitas à decadência ou à perda.

V. 20-Escavam: Lit.; muitas casas eram feitas de barro e madeira, de modo que os ladrões podiam perfurar facilmente as paredes. Tg 5:2, 3.

V. 23- A lâmpada do corpo, que recebe e dispensa luz, são os olhos. Se os olhos ,usado aqui figurativamente em relação à compreensão espiritual, fossem bons, não sofrendo visão dupla em relação à questão das riquezas - uma perturbação que é má – então o individuo pode ver as riquezas na sua perspectiva correta.

A ênfase aqui é dada não condenando as riquezas, mas o tornar-se escravo delas. Viver só para adquiri-las.

Ex. O Jovem rico, Mc. 10:30; Mt. 19:16-20; Tg.5:1-6.

Outra interpretação possível: “corpo” isto é pessoa, a expressão olho mau era usada como uma imagem de inveja ou avareza (assim no texto hebraico de Dt 15:9; Pv 23:6; 28:22 e no grego de Mt 20:15; Mc 7:22). O olho bom (v.22), portanto, pode aqui representar a pessoa generosa, em relação ao tema global dos vs. 19-34.

A luz que em ti há. Os bons olhos olham para Deus como seu Senhor v. 24, e enchem a pessoa com a luz da vontade de Deus. Porém os “olhos maus” procuram os tesouros da terra v. 19 e admitem só as “trevas”, da cobiça e do interesse próprio. A vida toda da pessoa será determinada pela espécie de “luz” que seus ‘olhos” admitem.

V.24- Riquezas; Gr. Mamoná; a palavra representa aqui um poder personificado que domina o mundo.

V.26- Mt 10:31; Lc 12:7

V.27- Pode acrescentar um côvado...vida? Outra tradução possível; como poderá prolongar a sua vida, sequer uma hora?

 

CAPITULO 7 (Mt)

V.6 – Cães, Pessoas de caráter vil; (Fp. 3;2 B. Anotada), (Sl. 22:16;59:6; Pv. 26:11; Ver Dt. 23:17,17). B. anotada.

Jesus ensina-nos a fazer distinções morais e não permitir que coisas espiritualmente preciosas, fossem tratadas levianamente pelos que rejeitam o convite de Cristo.

V. 6-o que é santo”. Uma referência às evidências do reino, tais como a cura e o exorcismo, que pode explicar porque Jesus não fez milagres para os descrentes. Porém a expressão “ o que é santo” também incluiria a pregação do reino. Os crentes não devem continuar a pregar a pessoas que rejeitam o evangelho com desprezo e escárnio (10:13,15,16). O livro de Atos ilustra o princípio na prática (At. 13:44-51; 18: 5,6; 28:17-38).

Lembrete

8:1-9:38, Jesus começou o seu Ministério.

 

                                                                                 Fim

                                                                                          Amém

 

Os irmãos que quiserem receber os estudos gratuitamente, é só mandarem e-mail  para: estudosprmcmaranha@gmail.com .  Podem fazer apostila, o estudo  fica mais facil.

FAÇA UM ESTUDO EFICAZ:

Acompanhe pela sua Bíblia e faça anotações em um caderno. Faça também revisão dos primeiros estudos.

Sempre com oração em primeiro lugar porque o melhor professor é o ESPÍRITO SANTO.

Dica para memorizar sua Bíblia: Aproveite e leia cada capitulo da Bíblia no minimo 5 vezes. “Sê tu uma benção”.

Antes de sair desta pagina e se você tem sido abençoado pelos estudos, faça uma oração por mim. 

Muito obrigado por terem acompanhado o estudo, espero que tenha sido proveitoso e que Deus vos abençoe através dele.

A Paz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário